-
Arquitetos: BAU Brearley Architects + Urbanists
- Área: 367000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Xiazhi, Zeng Jianghe
-
Fabricantes: Jiangsu guixing municipal engineering
Descrição enviada pela equipe de projeto. Jiangyin fica ao lado do Yangtze, o rio mais movimentado do mundo. A cidade está transformando parte de suas docas industriais em um distrito de alta densidade. A primeira fase deste grande projeto é a criação de um espaço público de 4 km ao longo da margem do rio. O projeto foi selecionado por meio de um concurso público.
Restabelecimento dos ecossistemas Indígenas.
Este projeto reabilita, preserva, aprimora e amplia uma série de micro habitats. A complexidade da margem do rio existente é formalmente mantida, aprimorada e protegida com pedras soltas dimensionadas para o local. Um novo corredor de árvores nativas e outras plantas surge ao longo da extensão do projeto. Ele conecta o nó ecológico da montanha Ebizui a leste com o corredor ecológico do canal em direção a oeste.
Poéticas pós-industriais.
Observar o rio de dois quilômetros a partir das docas de concreto desgastadas oferece uma escala avassaladora e uma sensação sublime. Este projeto preservou as docas. Novas intervenções necessárias acolheram a escala, robustez e clareza do contexto. Enquanto o futuro distrito promete ser repleto de vitalidade e grande parte da paisagem é rica em complexidade, as bordas do cais proporcionarão aos cidadãos um raro lugar de fuga.
Continuidade com o passado.
A parte leste do local era recentemente uma instalação naval em funcionamento. O projeto mantém traços da história e se sobrepõe a uma série de camadas ecológicas, de circulação e programáticas. O resultado é um palimpsesto complexo apoiando atividades e espaços abertos inclusivos e diversos.
A camada histórica inclui rampas de navios, guindastes e trilhos; construção naval de estruturas fabris; molhes; um jardim chinês; uma via arborizada e vários outros artefatos. As origens de Jiangyin como cidade portuária datam da Dinastia Tang (618-907 d. C.). Uma praça, um parque e um restaurante de frutos do mar são estabelecidos para comemorar o Porto de Shiyu e o mercado de peixes, que data o século XVI.
Infraestrutura de lazer para a nova era.
Após um hiato de quase cinquenta anos, a China está prosperando e seus cidadãos estão redescobrindo toda a variedade de atividades de lazer. Este é o maior parque da cidade destinado à todas as idades. Ligadas por uma pista de corrida de 4 km, estão dezenas de quadras esportivas ao ar livre e estações de equipamentos de ginástica para uso público. Um caminho mais tranquilo percorre toda a extensão do local e conecta vários parquinhos infantis, uma pista de skate e equipamentos de ginástica para idosos. Frequentes em toda a paisagem são as praças dançantes, uma atividade popular local. Com uma série de pavilhões, mesas para jogos, gramados para piqueniques e programas que ainda estão por vir, o parque inaugura uma nova e exótica era de saúde e diversão.
Rede de parques emergentes.
A oeste, um calçadão estreito foi criado além do acesso ao redor da borda da montanha íngreme. O Docklands se conecta suavemente ao distrito urbano emergente. Praças e corredores com vistas cidade-rio estão localizados no eixo da rua. A ciclovia neste espaço público iniciou um circuito de 20 km e o surgimento de uma rede de parques conectada por toda a cidade.